sexta-feira, 22 de abril de 2011

Oxi, droga extraída da cocaína é mais viciante do que o crack.

O crack e o oxi são muito parecidos. Por isso, policiais e também peritos estão sendo orientados a identificar essa droga nas ruas da cidade.
O oxi, uma droga ainda mais letal e viciante que o crack, pode estar circulando em São Paulo. Não há um combate especifico para essa droga, até porque não se consegue resolver nem o problema do crack, que já circula há pelo menos duas décadas no Brasil.
O crack conseguiu invadir boa parte do Centro de São Paulo.
Começou com algumas dezenas de pessoas sentadas nas calçadas fumando pedras de crack com cachimbos improvisados. Esse número cresceu bastante, principalmente de uma década para cá.
Na Praça Júlio Prestes, fica um dos pontos turísticos de São Paulo, as pessoas enfrentam alguma violência porque muito perto, a alguns quarteirões, fica a chamada Cracolândia. Do alto, é possível ver como funciona a Cracolândia. Pessoas sentadas e deitadas na calçada fumam o crack. Esse número durante o dia costuma ser muito maior: chega a 400 pessoas.
Duas semanas atrás, a polícia fez a última operação e prendeu cinco traficantes. São microtraficantes que chegam de bicicleta, escondem drogas em orelhões e abastecem a droga na região. Os traficantes presos já foram substituídos, e eles acabam mantendo o comércio do crack no Centro de São Paulo sempre ativo, dia e noite.
Segundo o Departamento de Narcóticos de São Paulo (Denarc), não houve nenhuma apreensão oficial do oxi, mas acredita-se que a droga esteja chegando a São Paulo. Não houve apreensão justamente por causa da semelhança do crack com o oxi. Os dois são feitos de cocaína, são muito parecidos. Por isso, policiais e também peritos estão sendo orientados a identificar essa droga.
A diferença entre o oxi e o crack é a composição química. “A diferença está na forma de extração. O crack é extraído com substâncias, por exemplo, o bicarbonato. O oxi é extraído da pasta de cocaína com substâncias como querosene e cal virgem. Possivelmente, isso leva a um produto mais concentrado. Por essa concentração, o oxi é mais agressivo do que o crack. Causa efeitos mais rapidamente e tem um potencial de abusos maior ainda do que o crack”, explica o psiquiatra Ivan Mario Braun.
O crack e o oxi são muito parecidos. Por isso, policiais e também peritos estão sendo orientados a identificar essa droga nas ruas da cidade.
 
Fonte:UNIAD - Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas

Nenhum comentário: