quarta-feira, 25 de maio de 2011

Tabagismo materno provoca alterações no DNA do feto

Crianças cujas mães ou avós fumaram durante a gravidez têm maiores chances de desenvolver asma na infância. Pesquisadores da The Keck School of Medicine da University of Southern California, nos Estados Unidos, sugerem que o tabagismo provoca mudanças em um processo chamado de metilação do DNA, que ocorre antes do nascimento e pode ser uma causa do problema.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Proibição de fumar no trabalho reduz internações de emergência

Cientistas irlandeses notaram que as internações por problemas respiratórios caíram no país desde o começo da proibição do fumo em locais fechados, como no ambiente de trabalho, implementada em 2004. De acordo com o autor do estudo, Imran Sulaiman, presidente de Pneumologia dos Hospitais Universitários em Galway, na Irlanda, a redução foi significativa, em especial na faixa etária dos vinte e poucos anos.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Crack entra na rota dos caminhoneiros

Na busca por horas a mais em frente ao volante, caminhoneiros estão encontrando uma forma perigosa de se manter acordados. Depois das anfetaminas - os chamados "rebites" -, a cocaína e o crack se tornaram os novos aliados na corrida contra o tempo das estradas.
Em 2008, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) detectou a presença da cocaína - substância que também dá origem ao crack - em 10% das amostras de urina colhidas de caminhoneiros. "E o número certamente já aumentou", afirma o inspetor Emanuel Oliveira.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Casos de jovens com problemas cardíacos pelo uso de drogas está aumentando

Usuário tem 24 vezes mais chance de ter um infarto do miocárdio na primeira hora depois do uso de cocaína se comparado à população em geral.
Um novo perfil de pacientes está ocupando leitos dos serviços de emergência dos hospitais. Na faixa dos 20 ou 30 anos, homens e mulheres preocupam cardiologistas com sintomas de infarto, acidente vascular cerebral e crises de taquicardia ou hipertensão. Os médicos constatam que essas pessoas não têm histórico de fatores de risco para doenças cardiovasculares, como a herança genética, e que o distúrbio deles foi provocado pelo uso de drogas, principalmente cocaína e crack.

domingo, 8 de maio de 2011

Estudo sugere que o álcool consumido pela mãe na gestação pode levar os filhos a terem problemas comportamentais na adolescência.


Pesquisadores da Universidade de Pittsburgh (EUA) estudaram 592 adolescentes e suas mães, usando também dados sobre substâncias usadas durante o período pré-natal, coletados em um estudo que havia sido iniciado em 1982. Nesse estudo, que acompanhou grávidas e seus filhos, a gestação foi avaliada no quarto e sétimo meses e as crianças durante toda a vida – aos 18 meses, 3 anos, 6, 10, 14 e 16 anos. As mulheres participantes eram 50% caucasianas e 50% negras, e o consumo de álcool foi classificado como diário, incluindo as bebidas vinho, cerveja e licor.

sábado, 7 de maio de 2011

Segundo pesquisa, a esquizofrenia está relacionada ao uso de maconha.


Ao desvendar os mecanismos de ação da maconha no cérebro, cientistas da Universidade de Western Ontario, no Canadá, descobriram que o uso da droga pode levar à esquizofrenia. A equipe do especialista em biologia celular da Faculdade de Medicina Steve Laviolette identificou como os receptores cerebrais da Cannabis sativa, os canabinoides, agem quando a erva é consumida, provocando alterações nas emoções do usuário. De acordo com Laviolette, as mesmas áreas envolvidas com a esquizofrenia — o córtex pré-frontal e a amígdala basolateral — são ativadas pela maconha.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Só 5% dos que tentam parar de fumar sozinhos conseguem após um ano

Largar o cigarro não é tarefa fácil, e apenas 5% das pessoas que tentam abandonar o vício sozinhas realmente conseguem depois de um ano. As mulheres têm ainda mais dificuldade, e perdem em média 14 anos de vida por conta desse hábito.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Nicotina e cocaína acionam os mesmos mecanismos no cérebro

Uma pesquisa da Universidade de Chicago, nos EUA, descobriu que a nicotina e a cocaína acionam os mesmos mecanismos do cérebro quando são consumidas pela primeira vez. O estudo saiu na publicação científica “Journal of Neuroscience”.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Tabaco pode matar 1 bilhão de pessoas somente neste século, diz OMS

  • Um especialista da Organização Mundial da Saúde, OMS, afirmou que até 1 bilhão de pessoas podem morrer neste século por causa do uso ou exposição ao tabaco.
    De acordo com o diretor da Iniciativa Livre de Tabaco da OMS, Douglas Bettcher, governos dos países em desenvolvimento devem tomar medidas para conter o fumo.


segunda-feira, 2 de maio de 2011

Propaganda estimula jovens a beberem, diz estudo

  • Praias e festas com gente bonita e alegre bebendo são comuns em anúncios publicitários de cervejas. Essas cenas atraem os adolescentes e estão diretamente associadas ao consumo da bebida alcoólica por jovens entre 11 e 16 anos, que não teriam idade para ingerir esse tipo de produto. É o que mostra um estudo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) que acaba de ser publicado pelo periódico científico Revista de Saúde Pública.A pesquisa também revelou que os jovens prestam muita atenção aos anúncios. E dizem acreditar que as propagandas retratam "apenas a verdade". Isso, segundo os pesquisadores, tem relação com o consumo precoce do álcool. "Os jovens já têm até uma marca preferida de cerveja", diz a psiquiatra e autora

domingo, 1 de maio de 2011

Fumantes ainda são enganados por rótulos de cigarros

Pesquisadores entrevistaram 8.000 fumantes australianos, canadenses, ingleses e americanos, constatando que em torno de um quinto deles acreditam erroneamente que “alguns tipos de cigarros são menos prejudiciais à saúde”.